Projeto Viajando no Mundo da Leitura – Passaporte

Professora Adriana Priscila dos Santos, 5º ano B. Escola Municipal Professor Aristeu Costa Pinto


Os alunos do 5º ano B, da Escola Municipal Professor Aristeu Costa Pinto, iniciaram o Projeto para incentivar o hábito da leitura nos discentes. Durante todo o ano letivo, o “Viajando no mundo da leitura” promoverá o acesso aos estudantes aos livros literários por meio do empréstimo de livros da biblioteca da escola.

O projeto faz parte das ações da escola e tem como objetivo estimular a leitura e reflexão no texto lido. Porém o que tem chamado a atenção dos alunos e gerando alegria e entusiasmo, é a marcação no passaporte. No Reading Passport, os alunos poderão registrar semanalmente os livros que já leram e há também uma seção reservada para colecionar os carimbos especiais da professora.

No passaporte, há uma folha de identificação com foto e dados pessoais da criança; outras páginas para registrar o histórico de viagens, com espaço para escrever o título da obra, a data do empréstimo e, claro, um espaço para o carimbo. O documento foi confeccionado pela professora, a partir de modelos encontrados na internet.

Tarefa cumprida? Carimbo de “viagem concluída” no passaporte. Caso contrário, ou se o aluno faltar no dia do “embarque” (sempre uma sexta-feira), o carimbo é de “viagem cancelada” – um meio, inclusive, de incentivar a assiduidade em aula e mostrar aos pais a importância da presença dos alunos na escola. As viagens são feitas sempre durante o final de semana, com retorno na próxima sexta-feira.

Ao final de cada semana os alunos escolhem um dos livros selecionados para o projeto para ser lido naquela semana. Em seguida a professora proporciona um momento para que os alunos socializem com os colegas as impressões sobre o livro lido, oportunizando o desenvolvimento da oralidade e escuta atenta.

Os alunos vibraram com a oportunidade de poder viajar com seus passaportes por meio da literatura.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O porquê do dia 08/03

Os heróis no combate à dengue